Série Brasil: Região Norte
Olá! Seja bem vindo ao Overall Culture.
Como o Brasil é um país bem miscigenado, não podemos definir apenas uma cultura como um todo, mas podemos conhecer as diferentes culturas.
Na Série Brasil de hoje, vamos falar sobre a cultura no Norte do Brasil.

A região do Norte é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis. Sua população é bem miscigenada (indígenas, imigrantes, cearenses, gaúchos, paranaenses, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos), fator que contribui para a diversidade cultural da Região. A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tão alegre e receptivo.
Festas
Mais da metade de toda população indígena se concentra no Norte, existindo assim, bastante manifestações culturais feitas pelas tribos, e o índio, por vaidade ou questões religiosas, se enfeita através de pinturas e acessórios durante suas celebrações.
Outra grande festa nessa região é o Círio de Nazaré, que é uma manifestação religiosa cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, realizada no dia 14 de Outubro, que reúne todo ano, mais de 2 milhões de pessoas em Belém, Pará.
Nossa Senhora de Nazaré![]() |
O Festival de Parintins, dividido em duas torcidas: O Boi Garantido, que tem como símbolo a cor vermelha e o Boi Caprichoso, representado pela cor azul. Este evento tem sua sede em plena Floresta Amazônica, a maior do Planeta, mais precisamente na cidade de Parintins, todo último final de semana de junho.


O Congo ou Congada é uma manifestação cultural de origem africana, mas com influência ibérica. É popular em toda a Região Norte do Brasil. É a representação da coroação do rei e da rainha eleitos pelos escravos e da chegada da embaixada, que motiva a luta entre o partido do rei e do embaixador. Vence o rei, perdoa-se o embaixador. Termina com o batizado dos infiéis:

A Folia de Reis é outro evento comum nos estados do Norte. Comemora-se o nascimento de Jesus Cristo encenando a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus.


A Festa do Divino é de origem portuguesa, e uma da mais cultuadas em Rondônia, reúne centenas de fiéis nos meses de abril, maio e junho, proporcionando um belo espetáculo.
Culinária
É rica em mandioca, peixe e na grande variedade de frutas
![]() |
| Maniçoba |
![]() |
| Caldeirada de frutos do mar |
![]() |
| Gurijuba |
Dança
O carimbó é um estilo musical de origem negra, uma manifestação cultural marcante no estado do Pará. A dança é realizada em pares e são formadas duas fileiras de homens e mulheres, quando a música é iniciada os homens se direcionam às mulheres batendo palmas; formados os pares, eles ficam girando em torno de si mesmos. Acesse o link e veja uma amostra dessa dança:
O camaleão é uma dança que conta com a participação de homens e mulheres, que dançam ao som do violão, do cavaquinho e da rabeca. Os dançarinos se vestem a rigor para fazer os passos dessa dança que recebe o nome de jornadas.
E a dança do maçarico, ao som da sanfona, viola, violão e rabeca embala os pares desta dança feita a passos lentos e outros ligeiros, bem como a umbigada, uma dança afro-brasileira.








Muito informativo!
ResponderExcluirmuito incrivellll
ResponderExcluir